Olá!
Como combinámos, nas aulas de Área de Projecto vamos aprender um pouco mais sobre hábitos alimentares.
PARA ISSO TEMOS DE :
* PESQUISAR
* VER
* OUVIR
* LER
* ESCREVER/ COMENTAR
Uma boa alimentação deve contribuir para o nosso bem-estar e possibilitar máxima saúde, isto é, deve manter o peso dentro de valores aceitáveis e estimular o organismo a defender-se de doenças. Deve, ainda, ser repartida ao longo do dia e ser equilibrada, do ponto de vista energético, fornecer a quantidade de água indispensável à vida e respeitar as proporções sugeridas pela Pirâmide dos Alimentos.
Deve também fornecer todos os nutrientes necessários ao organismo (nutrientes energéticos, vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes) e servir-se de formas culinárias apropriadas, que permitam tirar um maior proveito dos alimentos, predigerindo-os e melhorando o seu sabor e textura.
O tratamento alimentar para emagrecer deve seguir as regras duma boa alimentação e deve ser seguido um Plano Alimentar, adaptado a cada caso.
Do tratamento alimentar para emagrecer deve fazer parte uma culinária saborosa, atraente e, em particular, respeitar uma forma de cozinhar com pouca gordura, no sentido de diminuir a ingestão calórica pelo consumo excessivo de gordura.
Uma alimentação rica em gordura é também rica em calorias e, portanto, está totalmente desaprovada como forma de perder peso.
É recomendável usar culinária menos gorda, diminuindo a quantidade de gordura usada na confecção dos alimentos ou usando molhos mais magros para temperar.
Deve-se guardar, para ocasiões especiais, os alimentos fritos tradicionais (batatas fritas, croquetes, rissóis, pastéis, filhoses), panados, folhados ou assados no forno com gordura.
Antes de cozinhar, recomenda-se retirar a pele às aves e gorduras aparentes das carnes; a pele dos peixes também deve ser retirada.
O leite inteiro e derivados (iogurte, queijo, requeijão) devem ser substituídos pelas variedades mais magras.
É preferível usar conservas de peixe em molho de tomate ou água em vez do conservado em óleo.
|
|
|
Roda dos Alimentos
O Que Nos Ensina A Roda Dos Alimentos?
A Roda dos alimentos ensina-nos a ter uma alimentação:
COMPLETA- comer um alimento de cada sector.
VARIADA- variar o mais possível os alimentos pois eles não são substituíveis entre si.
EQUILIBRADA- comer em maior quantidade os alimentos de maior área, e comer em menor quantidade os alimentos de menor área.
Porque é que a água está no centro da Roda dos Alimentos?
Porque a água é insubstituivel, deve-se beber em abundância, está presente em todos os alimentos e é indispensavel á vida.
Qual a representação que consederam mais válida?
A representação que consideramos mais válida é a Roda dos Alimentos, pois foi actualizada em
2000 e inclui a água que não está presente na Pirâmide dos Alimentos.
|